O que é uma empresa internacionalizada?

Empresa Internacionalizada

Uma empresa internacionalizada é uma empresa que possui práticas ou relações internacionais dentro da empresa. Em muitos casos, existem relações comerciais de importação e exportação de bens e serviços, que fazem parte de políticas de internacionalização da empresa.

Essas práticas podem involver diversos assuntos como a equipe que trabalha na empresa, fornecedores, relatórios, investimento, formas de financiamento e outros processos que tenham relação com uma empresa internacionalizada.

Quais as práticas de internacionalização de empresas?

Uma empresa pode ser muito internacional em suas práticas e políticas internas. Por exemplo, relatórios de desempenho e apresentações podem ser realizadas em inglês, independentemente de se ter um estrangeiro ou não na equipe. Uma empresa pode optar por esse tipo de gestão para tentar atrair investidores estrangeiros ou para deixar a empresa pronta para uma futura expansão internacional.

Relatórios e documentos

É muito comum os casos de multinacionais que já operam em diversos países terem sedes em outros países como o Brasil. A empresa pode ter uma prática de expatriação de executivos para promover o crescimento de seus profissionais e para promover a troca de culturas. Manter os documentos escritos em uma língua oficial dificulta a comunicação interna local, mas, facilita a comunicação interna entre diferentes unidades da empresa em diferentes países.

Processos internacionalizados, melhores práticas

Ao definir um processo padrão para a empresa em diferentes localidades, a empresa ganha em troca de melhores práticas, podendo ganhar produtividade. Porém, nos casos em que é melhor adaptar um processo a uma lei ou uma particuliaridade de uma região específica, processos internacionais podem tornar a empresa mais rígida e burocrática. Pode não fazer sentido preencher um determinado formulário para a requisição de compras de um tipo de material no Brasil, enquanto que nos Estados Unidos, essa prática pode gerar ganhos signficativos. Cada empresa precisa entender sua situação e o que é melhor para ela.

 

Exportação e importação de bens e serviços

Essa é a forma mais comum de internacionalização de empresas. Uma empresa que passa a ter relações de compra ou venda com outros países passa a se relacionar em um ambiente global. Isso permite que ela tenha acesso a novas tecnologias, troca de culturas e diversificação de negócios. Se a alta do dólar é boa para quem vende, pode ser ruim para a aquisição de bens e serviços. Diversificar é uma alternativa para não ser tão afetada por mudanças cambiais.

 

Vantagens de ter uma empresa internacionalizada

Há niveis diferentes de internacionalização de empresas. Para muitas, simplesmente ter um estagiário internacional, já é um ganho inestimável para o moral da equipe, além de estimular a troca de cultura e inovação. Abaixo, listamos alguns vantanges de ter uma empresa global.

  • Com processos globais, sua empresa está preparada para contratar estrangeiros;
  • Há oportunidades de ganho cambial, ao exportar produtos;
  • Há mais opções de fornecedores, com diferentes preços, qualidades, quando comparado ao mercado local;
  • Equipe mais preparada para lidar com mudanças;
  • Troca de culturas e busca de soluções novas, que não necessariamente foram usadas somente no mercado local;
  • Abre portas para investimento de capital estrangeiro;
  • Permite uma futura aquisição de empresa concorrente em outros mercados;
  • O material já está traduzido para expansão internacional;
  • Uma equipe internacional pode fazer estudos, que auxiliam a entender melhor o mercado-alvo da empresa, podendo evitar investimentos desnecessários ou confirmar um possível potencial de mercado;

Desvantagens de ter uma empresa internacionalizada no Brasil

Assim como coisas boas, também há desvantagens em se ter uma empresa internacionalizada. Listamos algumas delas abaixo.

  • Empresa fica burocrática e mais rígida.
  • Ao deixar processos idênticos em diferentes países, perde-se flexibilidade e adaptabilidade de soluções para o mercado local;
  • Caso a língua dos relatórios e documentos seja diferente da língua do país, a empresa perde em produtividade, pois pode ser que tenha que criar 2 materiais, um na língua oficial e outro na língua do país que está inserida;
  • Limita o capital humano a pessoas que estejam preparadas para lidar com diversos idiomas. Isso pode ser mais difícil de fazer em países como o Brasil. Inclusive pode incrementar o custo da mão de obra, tornando-a muito qualificada.
  • Ao depender muito de fornecedores internacionais, a empresa pode se prejudicar com o câmbio, através de importações de materiais, equipamentos e serviços que ficariam mais caros, que fornecedores locais.
  • Soluções de fora podem não estar 100% adaptadas e não funcionarem de acordo para empresas locais.

Empresas internacionalizadas no Brasil

Há diversas empresas internacionalizadas em operação no Brasil. Desde empresas pequenas até multinacionais, as empresas brasileiras tem se preparado para o mercado global.

Embraer

Logo Embraer - empresa internacionalizada

No final de 2019, a Embraer firmou acordo de fusão com a Boeing, transformando-se em um gigante da aviação mundial. Neste caso, ambas as empresas irão aproveitar suas vantagens e se unirem para crescer no mercado. Enquanto a Embraer possui modelos de aeronaves menores, a Boeing é conhecida por suas aeronaves maiores. Isso torna a empresa mais competitiva para fornecer os dois tipos de avião para os mesmos clientes, aproveitando a base de clientes. Ainda assim, é possível centralizar departamentos de empresas, reduzindo custo de funcionários e tornando a empresa mais eficiente.

Latam

Logo Latam

A fusão entre a Latam e a Lan Chile deu origem a LATAM Airlines. Além de consolidar a marca internacionalmente, a empresa passou a operar de maneira mais eficiente, facilitando as conexões internacionais que uma companhia fazia com destinos que passavam por outros vôos internacionais. É possível observar que em todos os tipos de fusão ou aquisição de empresas, há oportunidades de otimização de processos e ganho de eficiência, além de ganhos de visibilidade e redução de custos operacionais.

Neste artigo sobre internacionalização de empresas, abordamos vários exemplos de empresas internacionalizadas no Brasil. Como casos de empresas grandes, podemos citar alguns, como por exemplo:

Conclusão: considere ter uma empresa internacionalizada

Para finalizar, considere ter uma empresa internacionalizada. Pode ser que não faça sentido para você agora, mas, começar com pequenas etapas pode ser uma estratégia interessante a longo prazo para você. Comece com coisas pequenas e parciais. Você pode ter uma reunião ou relatório em específico que você utiliza em inglês.

Contrate um estagiário internacional e comece a internacionalizar sua equipe. Esse pequeno gesto já fará sua empresa se diferenciar do mercado e permitirá que você pense em questões culturais, que jamais pensaria se tivesse permanecido com a equipe local. Além da troca de culturas, permitirá que sua empresa tenha maior diversidade e outros pontos de vista, o que fomentará a inovação na sua empresa.

 

 

Equipe Internacional – contratação de estrangeiros no Brasil

Por fim, uma das estratégias de melhor custo benefício, quando o assunto é uma empresa internacionalizada, é a contratação de estagiários estrangeiros no Brasil. A Intern Brazil cuida do recrutamento internacional de estrangeiros. Se você ficou interessado, preencha o formulário e entraremos em contato com você.

 

One Response to Empresa internacionalizada: considere ter uma
  1. […] Você sabe o que é internacionalização de empresas? Já se perguntou a respeito da definição, conceito, estratégias, vantanges, desvantagens? Provavelmente você já deve ter ouvido falar e já tem uma ideia do que seja. Neste artigo, iremos explicar para você o conceito da internacionalização de empresas, exemplos bem sucedidos, e passar por uma série de tópicos a respeito da estratégia de uma empresa internacionalizada. […]


[top]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *