Você sabe o que é o Employer Branding? Toda empresa, querendo ou não, cria uma visão sobre si mesma no mercado (funcionários, fornecedores, clientes). Todos avaliam sua experiência com a marca de diferentes pontos de vista. Você provavelmente já ouviu falar de algumas com um ambiente de trabalho diferente, como o Google, que possui área de lazer, oferece lanchinhos e até vale-massagem. É a empresa dos sonhos para qualquer funcionário. Já na Ásia, os escritórios têm incorporado cada vez mais plantas ao ambiente de trabalho, para estimular a criatividade e produtividade.

 Essa ideia não surgiu do nada. Muito pelo contrário, é um conceito amplamente estudado e discutido no mundo todo. Você com certeza já ouviu falar dele, e se quer que o mercado te veja bem como empregador e atrair e selecionar os melhores talentos do mundo, precisa saber mais. Trata-se de Employer Branding, ou Marca Empregadora, e vamos te contar tudo o que precisa saber sobre o assunto neste post.

fonte: lucasselect.com

O que é Employer Branding?

 É construir uma imagem boa da sua empresa como ambiente de trabalho. Passar uma visão positiva, interna e externa (para seus funcionários e o mercado). Dessa forma, bons profissionais vão competir para entrar na sua empresa, e os atuais vão se esforçar para permanecer. Talentos não serão perdidos para empresas maiores ou concorrentes, mas crescerão junto com você.

Há alguns rankings, como o Great Place to Work, Glassdoor, 99jobs, Você/SA e tantos outros, que classificam as empresas em um ranking das melhores empresas para se trabalhar. Os colaboradores dessas companhias tem que fazer enquetes e responder perguntas sobre muitos aspectos, que vão desde o ambiente de trabalho, possibilidade de crescimento até a cultura da empresa. Nele, muitos futuros colaboradores podem encontrar mais informações sobre a sua empresa antes de aplicar para um processo seletivo.

 (Nota: Employer Branding, com “ing” no final, é o conjunto de ações tomadas para melhorar sua marca como empregadora, sua Employer Brand)

 Algumas características de negócios com bom Employer Branding são:

  1. O trio: Missão, Visão e Valores claros para todos, dentro e fora do ambiente de trabalho – 

    É fundamental que todos saibam qual a imagem que a empresa quer passar, aonde quer chegar, seus objetivos e cultura empresarial. Isso dá um propósito maior a cada coisa que é feita pelos funcionários.

  2. Boa comunicação entre o time – 

    Muitos problemas podem ocorrer por causa da comunicação falha, por isso é algo tão importante e atrativo em uma empresa. Priorizar a comunicação e a clareza é indispensável para um time unido e eficiente.

  3. Ambiente agradável –

    Ninguém quer trabalhar em um lugar estressante, claro. Pra isso empresas investem em bons ambientes para seus escritórios. Também não é preciso transformá-los num parque de diversões, apenas criar um bom espaço onde se possa produzir.

  4. Funcionários inspirados e incentivados a produzir/atender – 

    Todo mundo trabalha melhor quando tem vontade. Incentivar o engajamento e a produção com orgulho pode ser um grande diferencial, independente do tipo de negócio.

  5. Marca bem vista – 

    É o resultado de todas as anteriores. Assim, as pessoas vão falar bem de você como empregador e o employer branding cumprirá seu papel. Cada vez mais os talentos do mercado terão os olhos na sua empresa.

  6. Cultura organizacional sólida – 

    Cultura organizacional, resumindo, é a identidade do negócio, a forma como as coisas são feitas. Quando é bem definida, todos trabalham visando o mesmo objetivo, alinhados com a visão da empresa.

  7. Uma equipe que se sente valorizada – 

    Por fim, talvez a principal característica de um lugar com boa marca empregadora é o orgulho que as pessoas sentem estando lá (pertencimento), que sente que não tem seu potencial desperdiçado e que deseja continuar com você. Toda empresa com uma boa Employer Brand tem funcionários que se orgulham de espalhar o que fazem e fazem isso de maneira natural.

 Essa boa imagem é fundamental. Uma pesquisa feita pelo LinkedIn com 3 mil líderes de RH em 15 países diferentes, descobriu que, trabalhando o Employer Branding, o custo de contratação pode ser reduzido em 50% e o índice de rotatividade do pessoal em 28%.

Cases Brasileiros e Estrangeiros de Employer Branding

Reunião Netshoes - engajamento dos funcionários e employer branding

Reunião da campanha da Netshoes. Fonte: sebrae.com.br

  Para transmitir essa imagem positiva aos seus funcionários e ao mercado, corporações adotam diferentes técnicas. Alguns exemplos de sucesso são: 

Grupo Netshoes

 Agora reconhecida como uma das 25 empresas dos sonhos para se trabalhar, segundo o LinkedIn, a Netshoes teve muitas dificuldades para conseguir atrair e reter os talentos, devido a problemas de comunicação. Apesar de estar claro na cabeça do fundador quais eram os valores e os objetivos da companhia, foi preciso criar um projeto para reverter o engajamento dos funcionários e construir um excelente ambiente de trabalho. Depois de conduzir uma campanha extensa com seus colaboradores para diagnosticar qual era a cultura interna e alinhá-la com o propósito do fundador, a Netshoes descreveu seus valores e fez uma campanha de comunicação interna para reforçá-los. Você pode ler mais aqui: Employer Branding: como a Netshoes se tornou uma das melhores empresas para trabalhar.

Netflix

 A campeã do empreendedorismo no entretenimento destaca-se no Glassdoor, site onde os trabalhadores podem avaliar anonimamente suas empresas. A maioria dos elogios fala dos benefícios que os empregados recebem. Novos pais, por exemplo, tem direito a licença parental por tempo ilimitado no primeiro ano da criança. Uma das faces desse Employer Branding de sucesso, Amir Moini, fala mais sobre o assunto: Netflix’s Employer Branding Lead Shares the Secrets to Building a Winning Brand from the Ground Up

No artigo, ele destaca 5 pontos que são fundamentais para criar uma boa marca empregadora.

  1. É melhor investir em soft skills, habilidades comportamentais, que em ter uma extensa experiência com employer branding.
  2. Você deve deixar os funcionários usarem suas próprias palavras para falar do seu negócio, mesmo que no início isso seja doloroso de ouvir;
  3. O papel não é só do RH. Engaje outros departamentos a participar da criação do employer branding. Afinal, a empresa não atrai talentos apenas para o departamento de recursos humanos.
  4. Assuma riscos, teste estratégias. Mesmo que os outros falem que é loucura ou uma ideia ruim.
  5. Cria uma identidade nas mídias sociais e assuma uma voz. Essa voz precisa estar alinhada com os objetivos da marca.

Microsoft

  A Microsoft garante ótimos salários, liberdade criativa e permite que seus colaboradores sintam-se desafiados constantemente, num ambiente inovador que incentiva o trabalho em equipe.

 A melhor empresa para se trabalhar em 2015, segundo o Global Randstad Award (levantamento da Randstad, multinacional holandesa de RH), o Employer Branding da Microsoft compete com gigantes do mercado, como o Google, Facebook e a Apple. Seu diferencial é o valor que dão para a curiosidade dos funcionários e o estímulo ao desafio e evolução. “Em um mercado que nunca para quieto, queremos pessoas que abracem o crescimento, pessoas que estão ansiosas para aprender ao invés de pensar que já sabem tudo sobre o assunto”, disse Chuck Edward, que cuida da aquisição de talentos ao redor do mundo na empresa.

 Os workshops são outra iniciativa que servem para atrair e reter talentos, além de manterem as pessoas engajadas e motivadas. No Microsoft Garage, os funcionários podem trabalhar em projetos que muitas vezes não tem relação com sua principal função na empresa. Esses projetos laboratoriais encorajam a colaboração e criam relações e parcerias duradouras no mundo todo ao redor da empresa.

Estudo de caso: case study: employer branding at microsoft. 

Google

 Talvez a mais falada por aí. Além das regalias que já mencionamos e dos escritórios extraordinários, o Google oferece o que qualquer um quer sentir no seu working space: Liberdade de pensamento e valorização individual. Os projetos de cada um são levados muito a sério e todos têm o direito de trabalhar e investir tempo no seu “Passion Project” (voltaremos a isso mais à frente).

 Não é a toa que está entre as 15 empresas mais desejadas para se trabalhar no país, como você verá no vídeo. Cada escritório possui área de lazer e descanso com redes e sinuca, cozinhas, ou microkitchens, com doces, sucos, refrigerante e frutas disponíveis, entre outras coisas para tirar o peso da rotina de trabalho e aliviar o estresse.

Confira o vídeo:

BMW

 A BMW foi a vencedora do Global Randstad Award em 2014 e 2016. Reconhecida por valorizar as soft skills de seus funcionários, como confiabilidade e honestidade, e ter bons planos de carreira, segurança, flexibilidade e comunicação, a multinacional transformou-se numa das empresas mais almejadas do mundo para se trabalhar.

 O Long-term job security era o principal valor, principalmente em tempos de incerteza e crises. Com uma mudança nas estratégias da marca empregadora, esse valor perdeu seu posto para conceitos como salários competitivos, benefícios para os funcionários, um bom equilíbrio entre trabalho e a vida pessoal dos trabalhadores e uma atmosfera agradável que evite o estresse. 

BMW wins Global Randstad Award 2014

Como posso melhorar minha Marca Empregadora?

 Construir uma boa Employer Brand (Marca Empregadora) é um processo delicado, por isso a grande discussão nos meios do marketing, comunicação interna e RH ao redor do mundo. Antigamente existia uma hierarquia entre esses meios e as atenções estavam voltadas para o lado de fora da empresa. Hoje, eles trabalham juntos, com o mesmo objetivo: engajar todos os envolvidos no negócio, como é descrito no ebook “Employer Branding e Outras Técnicas de Marketing no RH” (download gratuito aqui).

 É importante lembrar que sua Employer Brand não pode ser construída por uma pessoa sozinha. O que um ex-funcionário diz sobre a experiência dele pode influenciar muito na visão que o mercado tem sobre você, por isso a marca deve ser trabalhada de dentro para fora. 

Separamos algumas reflexões a serem feitas:

O que deixa seus funcionários insatisfeitos?

 A comunicação é um dos pontos mais importantes, e conhecer o que deixa quem trabalha com você infeliz é o primeiro passo para melhorar. Colocar-se o máximo possível na posição do outro e saber ouvir o que cada um tem a dizer é a primeira atitude para o sucesso.

A visão dos funcionários está alinhada com a minha?

 Como já mencionamos, uma características comum em cases de sucesso é a clareza da visão, missão e valores para o time. Geralmente é realizada uma pesquisa com os funcionários para saber qual a percepção deles sobre a empresa. A partir daí, um plano é traçado para re-apresentar esses conceitos, abrindo espaço para dúvidas e explicar comportamentos que refletem ou não o que a empresa deve passar. Em muitos casos, os funcionários tem voz ativa na construção e ajustes da marca, gerando maior engajamento e alinhamento entre donos/sócios e empregados.

Seus funcionários querem crescer com você?

 Atrair talentos é uma coisa, mantê-los com você é outra. Abrir oportunidades para que eles se desenvolvam e conheçam além da própria área é sempre algo positivo. Workshops, cursos, treinamentos ou até ajudar a melhorar no inglês (Como melhorar o ingles da sua equipe sem gastar nada) são práticas super válidas, pois geram profissionais mais bem preparados. Outra ideia importante é ter uma conversa com o  funcionário sobre sua trajetória dentro da empresa, pois deixa a perspectiva de evolução. Deixe eles saberem que tem um futuro nesse lugar.

Há liberdade criativa?

 De novo com o exemplo do Google: Lá, cada funcionário tem 20% do seu tempo livre, geralmente uma sexta-feira de trabalho, para se dedicar a um projeto próprio, os chamados Passion Projects (Leia mais sobre: Passion Projects). Claro que isso é só um exemplo e cada empresa é um caso diferente, mas mostra como um bom negócio valoriza as ideias de seus colaboradores e sua autonomia de pensamento.

Sua equipe é uma boa embaixadora de sua marca?

 Criar materiais que permitam o engajamento com o público, ou entre os funcionários, é um grande diferencial para o Employer Branding. Muitos negócios como a Netflix e Starbucks usam hashtags, desafios e sorteios, pedem para que os funcionários gravem vídeos e relatos em troca de recompensas, entre outros… O que vale é a criatividade, estimular a comunicação e interação de uma forma positiva, que promova a marca e mostre como todo seu esforço para melhorar a empresa tem dado resultado.

 Um ponto muito válido a se pensar é a contratação de estrangeiros. Em um efeito dominó, ter bons funcionários (e divulgar isso) continuará atraindo bons funcionários, bem como ter pessoas de outros países em seu ambiente de trabalho também é um chamariz, e traz inúmeras vantagens, pois sua mera presença já é um diferencial para a equipe. Isso dá a oportunidade a todos de aprender algo novo, além de mostrar que sua empresa é almejada por profissionais do mercado internacional, ou seja, é uma grande atitude de Employer Branding. Caso você tenha interesse nessa estratégia, a Intern Brazil pode te ajudar a fazer o recrutamento internacional da sua empresa. 

Atenção ao desenvolvimento individual é sempre necessária. Fonte: impactbnd.com

  Enfim, já deu pra perceber o quanto esse conceito é relevante para o mercado. Employer Branding é o futuro e quem não se atualizar ficará pra trás, por isso é sempre bom rever seus conceitos como marca e considerar novas estratégias. Pronto para começar?

Que tal agendar um bate papo para atrair talentos do exterior para a sua empresa? Estar em contato com esses estrangeiros tornará sua empresa ainda mais atrativa. Preencha o formulário para saber mais.

2 Responses to Tudo sobre Employer Branding
  1. […] de mais nada, você já ouviu falar no conceito de employer branding? Em tradução livre, estamos falando sobre “marca […]

  2. […] trazer estrangeiros para trabalhar na sua empresa, você mostra que possui uma empresa antenada as novidades e antenada ao que está acontecendo no […]


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